terça-feira, 26 de janeiro de 2016

172 Horas com a Garota Que Vai Morrer (Johan Harstad & Jesse Andrews)


Tudo Bem, Pessoal? Hoje estou trazendo pra vocês mais uma resenha, dessa vez, a primeira resenha dupla do Blog. Vou falar de dois livros que foram opostos em vários sentidos para mim.

172 Horas na Lua

 172  Horas na Lua é um livro classificado como thriller/horror/mistério escrito pelo norueguês Johan Harstad e publicado aqui no Brasil pela Editora Novo Conceito.
 Ele conta a história de um concurso promovido pela NASA para levar 3 adolescentes de todo o mundo para uma base antiga no lado escuro da Lua. Os três sorteados são Mia (Noruega), Midori (Japão) e Antoine (França), e tem que passar por um intenso treinamento na base da NASA nos Estados Unidos, porém, durante a viagem, algumas mensagens são entregues aos participantes, e não são boas. Após o treinamento, os adolescentes vão até a Lua com astronautas experientes, porém a base desativada DARLAH 2 possui alguns segredos.
  O livro é interessante, porém tem alguns pontos que não me agradaram muito. Ele tem o narrador em primeira e terceira pessoa com múltiplos pontos de vista, dos personagens principais, dos astronautas profissionais e de astronautas antigos. O mistério apresentado também é muito bem construído, porém o livro peca na quantidade de acontecimentos, pois o autor não conseguiu explorar inteiramente a proposta do livro. Apesar de alguns pontos bem interessantes, eu dei 2 estrelas.

Eu, Você e a Garota Que Vai Morrer

Já esse livro é um romance/jovem adulto escrito pelo norte-americano Jesse Andrews e publicado aqui no Brasil pela Fabrica 231,
 Greg Gaines é um adolescente que não gosta de se envolver em grupos escolares, e seu único amigo é Earl, com quem ele faz refilmagens de filmes famosos. Porém, uma velha amiga de infância, Rachel Kushner, foi diagnosticada com leucemia, e a mãe de Greg obriga-o a reconstruir os antigos laços de amizade. Apesar de não querer, Greg cria uma ótima relação com a Rachel.
 O livro é narrado pelo ponto de vista do próprio Greg, e o ponto alto do livro é o seu senso de humor, mesmo tratando de um assunto bem sério. Algumas partes dos livros são narradas em forma de roteiro de cinema, o que torna o história mais envolvente. O livro foi adaptado para as telonas ano passado, e transmitiu perfeitamente o tom engraçado e leve, porém ao mesmo tempo, tenso do livro. Eu dei 5 estrelas.

E foi isso galera! Espero que vocês tenham gostado desse novo formato de Resenha Dupla! Não se esqueçam de seguir a página do facebook do Blog Vício Literário, e nos vemos no próximo post!