domingo, 29 de novembro de 2015

Considerações sobre "Nós choramos pelo Cão-tinhoso"

 E aí, pessoal? Ontem foi ao ar um post com uma crônica do escritor Ondjaki (pseudônimo de Ndalu de Almeida). Hoje, farei as minhas considerações sobre a obra.

 Bom, primeiramente, o que mais me interessou foi o desenvolvimento de duas histórias, simultaneamente, ao longo da crônica, a primeira sendo a do menino que tinha que ler uma crônica durante a aula, e a segunda sendo a história do próprio texto, e isso não chega a ficar confuso em nenhum momento.
 Tem também a linguagem abordada no texto, que é um português arcaico com a influência direta de dialetos africanos, e a "descoberta" de novas palavras de acordo com o contexto da leitura é um fator muito agradável na leitura pra mim. Eu também faço isso bastante com os livros em inglês, e me lembrou um pouco a leitura em outras línguas.
 Mesmo sendo curto, existe um desenvolvimento muito grande de personagens, e de como esses personagens agem ou agiriam em algumas situações.
 Outro ponto é o desfecho do texto, que acontece em ambas as histórias simultaneamente.

 Bom, hoje foi curtinho, mas me digam o que acharam dessa crônica nos comentários. O link está para ler o texto está logo abaixo.

Link "Nós Choramos pelo Cão-tinhoso"