quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Gêneros Literários

   Fala galera, beleza? Hoje vim falar pra vocês alguns gêneros literários para você não ficar perdido enquanto assiste algum vídeo ou lê uma resenha. Os gêneros aqui comentados não são os mais "normais", são alguns mais novos (então pode esquecer de romance e comédia) e bastante famosos hoje em dia.


  1. Ficção Cientifica-- Lida principalmente com o impacto da ciência, tanto verdadeira quanto imaginada, sobre a sociedade ou indivíduos. O termo é usado, de forma mais geral, para definir qualquer fantasia literária que inclua o fator ciência como componente essencial, e num sentido ainda mais geral, para referenciar qualquer tipo de fantasia literária.
  2. Fantasia-- Os acontecimentos e ações na literatura fantástica muitas vezes diferem daqueles possíveis na realidade. Geralmente abordam seres sobrenaturais como vampiros, lobisomens, anjos, fadas, etc.
  3. High Fantasy-- É criado um mundo fantástico onde ocorrem os acontecimentos maravilhosos.
  4. Low Fantasy-- Estão presentes acontecimentos fantásticos no mundo primário (mundo real)
  5. Distopia-- Distopia é nada mais, nada menos que o contrário de uma sociedade perfeita, ou seja, o contrário de uma utopia. As distopias são geralmente caracterizadas pelo totalitarismo, autoritarismo e por um opressivo controle da sociedade.
  6. Infanto Juvenil-- Ramo da literatura dedicada especialmente às crianças e adolescentes.
  7. Young Adult (Jovem Adulto) ou YA-- Literatura para pessoas de 14 a 21 anos. Separa-se da literatura Infanto Juvenil por deixar de lado a ingenuidade dos protagonistas e concentrar-se em temáticas mais adultas.
  8. New Adult (Novo Adulto)-- Literatura voltada para pessoas de 18 a 25 anos, que conta com personagens iniciando a sua vida adulta e aborda temas como primeiro emprego e faculdade.
  9. Chick-lit-- É um gênero dentro da ficção feminina, que aborda as questões das mulheres modernas. São romances leves, divertidos que retratam a audácia da mulher atualmente.
  10. Sick-lit-- É um gênero novo no mercado, caracterizado por narrativas tristes, melancólicas, algumas até bem depressivas. Aborda temas como bullying, depressão, suicídio, homicídio, doenças graves (como câncer), distúrbios alimentares, etc
  E foi esse o post de hoje. Obrigado por lerem e me digam... qual é o seu gênero literário favorito?